17 de fevereiro de 2013

O Encontro com a Vida.


Hoje quero compartilhar com vocês mais uma maravilhosa mensagem bíblica que nos edifica e fortalece em Cristo. A Viúva de Naim e o Encontro com a Vida. Boa leitura!

"E aconteceu que, no dia seguinte, ele foi à cidade chamada Naim, e com ele iam muitos dos seus discípulos, e uma grande multidão;
E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levava um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade.
E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores". Lucas 7:11-13.


O filho da viúva de Naim.

Caro irmão e amigo, amada irmã e amiga, na Bíblia encontramos de forma detalhada cerca de 35 milagres realizados por Jesus, na verdade existem inúmeros milagres operados por Ele que não foram registrados com detalhes, conforme disse o apóstolo João, "Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém". João 21:25, porém, o que aconteceu na cidade de Naim me chama a atenção pela preciosa mensagem que o tema apresenta. 

A Viúva.
Na cidade de Naim (Israel) havia uma mulher que passou por momentos de muita dor e sofrimento por causa da morte do seu marido, essa mulher agora viúva, era mãe de um único filho que de igual modo sentia a falta do pai. 
Segundo o costume judaico quando na morte do pai o filho mais velho (primogênito) assumia toda responsabilidade e tornava-se o seu sucessor encarregado de trabalhar para suprir e proteger a família e automaticamente tornando-se o "sustentáculo" do lar. 
Aquele filho era tudo que restou aquela mulher, e de certa forma a presença do filho como novo líder lhe transmitia uma sensação de segurança, e também lhe fazia sentir amparada, protegida e consolada pela perda de seu marido.
Mas, caro leitor (a), aquela viúva não imaginava que o "pior", que o dia mais triste de sua vida (e também o mais feliz) ainda estava por vir, afinal de contas nenhum pai/mãe espera enterrar seus filhos, é "normal" que os pais morram antes que os filhos, né verdade? Mas, essa máxima não se deu nessa ordem no lar daquela viúva.
A Bíblia nos revela que o filho daquela viúva também morreu, e tamanha foi a sua angustia e desespero, quem sabe dizia aos prantos: "Oh Yhaweh porque levaste meu filho?" "E agora que será de mim? Não tenho mais ninguém!" A Bíblia não revela se já havia muito tempo que o marido daquela mulher tinha falecido, e agora perdera também seu único filho, aquele que lhe dava amparo, proteção e mantinha o nome da família na sociedade, a memória de seu pai. Podes imaginar o sofrimento daquela pobre mulher? Pois bem.
Se despedindo, aquela viúva beijou seu filho, chorou sobre ele, chamou-o pelo nome e nada podia ser feito, ele não podia ouvi-la, estava tudo acabado, estava sozinha em meio à multidão, e naquele momento ela percebeu que tinha se encontrado com a morte em seu lar pela segunda vez, se sentia impotente diante de seu morto.
Como de costume os vizinhos e conhecidos apresentaram suas condolências e sentimentos na tentativa de confortar a pobre viúva, mas, a dor e o sofrimento daquela mulher eram demonstrados no choro contínuo e lamentações, por mais que desejassem nenhum deles podiam resolver o problema daquela viúva. Só Jesus! "E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível." Mateus 19:26.

As Multidões
Nessa passagem bíblica notamos o encontro de duas multidões. 
A primeira é representada pela viúva que juntamente com os cidadãos de Naim iam enterrar seu filho, era uma multidão sem esperança e triste, onde só havia dor, angustia e sofrimento. Atualmente essa multidão é representada por pessoas que vivem na prática do pecado, prostituição e rebeldias, orgulho e ganâncias, pessoas que não se submetem á Deus e adotam para si um estilo de vida imoral. “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor”. Romanos 6:23.

A segunda é representada por Jesus, quem está nessa multidão, é alegre por está na presença de Cristo, por contemplar grandes sinais e maravilhas, por gozarem o perdão de Deus e a Libertação. Atualmente essa multidão é representada por pessoas que tiveram um encontro com Jesus Cristo e foram esclarecidos com a luz do evangelho, deixando para trás todo "legalismo religioso" e vivendo a liberdade com maturidade e temor a Deus. 

Queridos (a), eu não sei em qual das multidões você se encontra, mas, se porventura você se encontra na "multidão que gera morte", venha agora mesmo para a "multidão que gera vida", venha para Jesus! “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”. Mateus 11:28. Lembrem-se, todos nós um dia teremos que cruzar com a morte, e é muito importante que quando isso acontecer estejamos com o SENHOR Jesus ao nosso lado. “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá”. João 11:25.

Quando as duas multidões se encontraram, Jesus vendo a mulher moveu-se de íntima compaixão por ela e disse: Não chores. "E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores".
Tenho certeza que durante o velório os vizinhos e conhecidos da viúva já havia dito essa frase (não chores) varias vezes, na tentativa de confortá-la e mostrar apoio, mas, agora àquela mulher percebeu que essa frase tinha algo á mais, ela sentiu que aquelas palavras traziam um poder que lhe tocava o coração e transmitia paz e segurança, "E disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras?" Lucas 24:32.  E logo descobriu que Aquele que lhe falava era o Filho de Deus, Jesus Cristo. O “Não Chores’ de Jesus significa: "Filha eu conheçoTodo seu sofrimento e a sua vida, vim para te ajudar”!
Em seguida Jesus mandou parar o cortejo, tocou o defunto e o morto reviveu para glória de Deus. Aquele encontro foi marcado por fortes emoções, a viúva agora com seu filho amado não se continha de tanta alegria e felicidade, inclusive a multidão que com ela estava glorificava a Deus por ver aquele extraordinário milagre, e diziam: Um grande profeta se levantou entre nós, e Deus visitou o seu povo. “E de todos se apoderou o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta se levantou entre nós, e Deus visitou o seu povo”. Lucas 7:16.

Queridos (a), às vezes os problemas veem sobre nós de tal forma que achamos que tudo está perdido, e cada dia que passa as dificuldades só aumentam. O fato de estarmos na multidão errada influencia demais a nossa vida, nossa maneira de ver e entender as coisas que nos cercam, não pense que está tudo perdido, que não tem mais jeito, acredite Jesus Cristo é o mesmo, e com certeza tem contemplado toda sua vida, todos os seus problemas e dificuldades, e o melhor, Ele quer te ajudar! “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente”. Hebreus 13:8.

Atualmente existem multidões de pessoas semelhantes àquela que seguia a viúva de Naim, sofrendo com “filhos” desviados do Santo Caminho, ou com filhos envolvidos com drogas, álcool e outras mazelas, talvez você seja um dos que estão na multidão e cada dia que passa as coisas se tornam ainda piores, e você tem falado, aconselhado, dado carinho e infelizmente nada muda. Jesus te diz agora: “Não Chores!”.
Acredite, suas lágrimas são todas contempladas por Deus! Saia dessa multidão sem esperança e de sofrimento e venha agora mesmo para Jesus, às vezes os problemas são tão grandes e você se sente tão limitado e impotente que a sensação que você tem é de estar dentro de uma cisterna ou poço, mas, mesmo ali, Deus lhe estende á mão. “ESPEREI com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me dum lago horrível, dum poço de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos”. Salmos 40:1, 2. Clame á Ele com fé, nada está perdido. Deus te ver agora, aí onde você está e conhece o mais profundo do seu coração, pode confiar. "Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele tudo o fará." Salmos 37:5.

Jesus jamais te deixa só, acredite!
Que Deus em Cristo te abençoe e te guarde sempre e para sempre.
Fiquem na graça que é melhor que a vida.




Por: Jesus dentro do barco
17/02/13

0 Comentario:

Postar um comentário

Deiche aqui suas mensagens