8 de outubro de 2011

COMO JOSÉ VENCEU O ÓDIO?

COMO JOSÉ VENCEU O ÓDIO?

1. POR QUE JOSÉ VENCEU O ÓDIO?
José não se colocou no lugar de Deus (v. 19). Em outras palavras, ele não pretendeu fazer justiça. Ele não castigou seus irmãos, como mereciam. A justiça ele deixou para Deus. Ele recusou o papel. Num outro sentido para o verso, ele mandou que seus irmãos se levantassem porque não se considerou melhor que eles só porque foi capaz de lhes perdoar. Deixe de querer ser Deus. Deixe para Ele a justiça. Peça-lhe força para perdoar.

José teve a perspectiva teológica correta acerca do que lhe acontecera (v. 20; cf. 45.5). Ele não poderia mudar seu passado, mas podia interpretá-lo. De fato, seus irmãos planejaram fazer-lhe o mal. No entanto, ele interpretou estes acontecimentos do passado como sendo projetos de Deus para a sua vida. Os atos dos seus irmãos foram atos dos seus irmãos e continuavam como tais. Jacó, no entanto, transcendeu os fatos para ser feliz. Não se deixe fazer escravo dos fatos; transforme os fatos em bênçãos.


José teve a perspectiva prática correta: ele conseguiu, graças a misericórdia de Deus, transformar o mal em bem, não somente para si mesmo, mas para muitas pessoas (v. 20). José não vivia tão somente para si. O objetivo de sua vida não era sua exclusiva felicidade, mas a do seu povo.

CONCLUSÃO
Por isto, José venceu o ódio. Vença-o também.
Tome você a iniciativa de demonstrar amor.

Por. Jesus dentro do barco
07.10.11

1 Comentario:

Tunin disse...

Que bom se todos seguíssemos os ensinamentos do Mestre! Abração, Paulo!

Postar um comentário

Deiche aqui suas mensagens

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...