7 de abril de 2011

Jacó enganador ? Porque ?

Jacó enganador ? Porque ?


“Toda palavra de Deus é pura; ele é um escudo para os que nele confiam. Nada acrescentes às suas palavras, para que ele não te repreenda e tu sejas achado mentiroso”, Prov.30:5-6

Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do SENHOR vosso Deus, que eu vos mando. Dt 4:2 

Obs. Nem sempre o significado do nome de alguém, quer dizer que esse alguém tem alguma coisa a ver com esse significado.
Exemplo: meu nome é Paulo, quer dizer Pequeno mas não sou pequeno.

Já ouvi muitas vezes pregadores dizendo na tv, rádio e ao vivo que ".. o nome Jacó quer dizer enganador, Deus é quem  advoga por nós. Por isto este estudo não “defenderá” Jacó, mas ministrará a todos os que lêem a visão bíblica sobre o nome, a honra e o caráter dele.

Não existe o som de JOTA no hebraico. O nome real de Jacó é Yaakov, que em hebraico significa suplantador. = Meter debaixo dos pés; derrubar, prostrar, calcar.
Levar vantagem, vencer: suplantar um rival.
Fig. Humilhar, dominar.


O Nome Yaakov, deriva ,em hebraico da palavra “calcanhar”.

Ao contrário de seus pais, Yaakov antes de nascer, já lutava com seu irmão, que representava uma nação que não serviria a Deus. E lutava para conquistar uma posição que só seria consumada com luta, esforço e fé. O plano de Deus para ele, envolvia um nascimento assim, para que seu caráter refletisse a Deus, e para que seu povo refletisse o Seu caráter.

Os profetas revelam Deus  como o Senhor dos Exércitos. Aquele que vence, derruba e destrói seus inimigos. DEUS SUPLANTA SEUS INIMIGOS.

O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio Salmos 46:11
Podemos entender que o nome Yaakov (Jacó) também significa: AQUELE QUE LUTA E VENCE.


Inicio da história de Jacó


Em Gênesis 25:23,
O Senhor fez uma promessa a Rebeca.

Quando Rebeca estava grávida de Isaque, gerava  Esaú e Jacó, a Bíblia diz que o SENHOR disse para Rebeca: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor, agora Rebeca sabia da promessa.


Gênesis 25:28-34  A venda da primogenitura á Jacó.
28, E amava Isaque a Esaú, porque a caça era de seu gosto, mas Rebeca amava a Jacó.
29, E Jacó cozera um guisado; e veio Esaú do campo, e estava ele cansado;
30, E disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso se chamou Edom.
31, Então disse Jacó: Vende-me hoje a tua primogenitura.
32, E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer; para que me servirá a primogenitura?
33, Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó.
34, E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura.

Gênesis 27:8-13.....  Jacó é abençoado, mesmo não querendo enganar seu pai foi forçado pela sua mãe a enganar porque se não iria entrar na desobediência.

8, Agora, pois, filho meu, ouve a minha voz naquilo que eu te mando:
9, Vai agora ao rebanho, e traze-me de lá dois bons cabritos, e eu farei deles um guisado saboroso para teu pai, como ele gosta;
10, E levá-lo-ás a teu pai, para que o coma; para que te abençoe antes da sua morte.
11, Então disse Jacó a Rebeca, sua mãe: Eis que Esaú meu irmão é homem cabeludo, e eu homem liso;
12, Porventura me apalpará o meu pai, e serei aos seus olhos como enganador; assim trarei eu sobre mim maldição, e não bênção.
13, E disse-lhe sua mãe: Meu filho, sobre mim seja a tua maldição; somente obedece à minha voz, e vai, traze-mos.
14, E foi, e tomou-os, e trouxe-os a sua mãe; e sua mãe fez um guisado saboroso, como seu pai gostava.
15, Depois tomou Rebeca os vestidos de gala de Esaú, seu filho mais velho, que tinha consigo em casa, e vestiu a Jacó, seu filho menor;
16, E com as peles dos cabritos cobriu as suas mãos e a lisura do seu pescoço;
17, E deu o guisado saboroso e o pão que tinha preparado, na mão de Jacó seu filho.
18, E foi ele a seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui; quem és tu, meu filho?
19, E Jacó disse a seu pai: Eu sou Esaú, teu primogênito; tenho feito como me disseste; levanta-te agora, assenta-te e come da minha caça, para que a tua alma me abençoe.
20, Então disse Isaque a seu filho: Como é isto, que tão cedo a achaste, filho meu? E ele disse: Porque o SENHOR teu Deus a mandou ao meu encontro.
21, E disse Isaque a Jacó: Chega-te agora, para que te apalpe, meu filho, se és meu filho Esaú mesmo, ou não.
 22, Então se chegou Jacó a Isaque seu pai, que o apalpou, e disse: A voz é a voz de Jacó, porém as mãos são as mãos de Esaú.
23, E não o conheceu, porquanto as suas mãos estavam cabeludas, como as mãos de Esaú seu irmão; e abençoou-o.
24, E disse: És tu meu filho Esaú mesmo? E ele disse: Eu sou.
25, Então disse: Faze chegar isso perto de mim, para que coma da caça de meu filho; para que a minha alma te abençoe. E chegou-lhe, e comeu; trouxe-lhe também vinho, e bebeu. E disse-lhe Isaque seu pai: Ora chega-te, e beija-me, filho meu.
26, E chegou-se, e beijou-o; então sentindo o cheiro das suas vestes, abençoou-o, e disse: Eis que o cheiro do meu filho é como o cheiro do campo, que o SENHOR abençoou;

A Benção!
 27, Assim, pois, te dê Deus do orvalho dos céus, e das gorduras da terra, e abundância de trigo e de mosto.
 28, Sirvam-te povos, e nações se encurvem a ti; sê senhor de teus irmãos, e os filhos da tua mãe se encurvem a ti; malditos sejam os que te amaldiçoarem, e benditos sejam os que te abençoarem.
40, Esaú  pela tua espada viverás, e ao teu irmão servirás. Acontecerá, porém, que quando te assenhoreares, então sacudirás o seu jugo do teu pescoço.

O significado do nome Jacó:

O nome Jacó ou Jacob deriva do latim Iacobus, que por sua vez é uma latinização do nome hebreu Ya'akov (יעקב), que significa literalmente "aquele que segura pelo calcanhar".


De fato, sabe-se que Jacó teria nascido segurando o calcanhar de seu irmão gêmeo Esaú. O mesmo termo poderia também ter o sentido de suplantar, em alusão ao prato de lentilhas que toma Jacó em lugar de Esaú, quebrando um direito de primogenitura, pelo qual o prato corresponderia a seu irmão, nascido alguns minutos antes. Isaque era homem de Deus sabia da vontade do Senhor observe o que ele diz no versículo 22, Então se chegou Jacó a Isaque seu pai, que o apalpou, e disse:, as mãos são de Esaú mas a voz é a voz de Jacó. se Isaque afirmou que a voz era de Jacó porque abençoaria erradamente?.


 Finalizando: Jacó não enganou Esaú, e sim seu pai não por vontade própria mas por preção de sua mãe, ele não queria fazer isso mas precisava obedece-la porque era filho, embora sabemos que ele queria sim a benção da primogenitura, mais não enganando seu pai, o vercículo 12 nos mostra Jacó indo contra a ideia de sua mãe, ele tentou convencela do erro, ele queria receber onestamente, mas as circunstanciais o levou a isso,  porem não podemos continuar com esse titulo que deram a ele,(enganador) porque ele não continuol a enganar, e sim passou a ser  enganado mais tarde pelo seu sogro - Labão,
Jacó  v.12, Porventura me apalpará o meu pai, e serei aos seus olhos como enganador; assim trarei eu sobre mim maldição, e não bênção.
Rebeca  v.13, E disse-lhe sua mãe: Meu filho, sobre mim seja a tua maldição; somente obedece à minha voz, e vai, .
.
*As promessas de Deus precisam se cumprir sedo ou tarde, dentro dos parametros legais da vontade de Deus, os planos e a vontade de Deus sempre prevalecem, e que Deus nos livre de pessoas que querem antecipar as bençãos do Senhor em nossas vidas, mesmo sabendo que não tem esse poder, querem colocar suas maõs e acabam manchando a imagem do homem, Jacó foi abençoado, virou Israel porque tinha uma promessa mas Deus nunca vai aprovar a atitude que Rebeca fez Jacó tomar, 

* Vemos aqui uma atitude correta, Davi não deveria ser Rei porque não era da linhagem de Saú e não tinha sangue Real, porem sua mãe ou seu pai não usaram de esperteza para antecipar o seu reinado,  mas o próprio Deus não olhou para essa regra e quebrou o protocolo, Davi vai ser Rei e ponto final, As tradições e costumes não podem impedir o agir de Deus.


Que Deus os abençoe, aguardo comentários sejam críticos ou não, a cada dia precisamos conhecer mais o Senhor.


Fonte: Pb. Paulo César ( Jesus dentro do barco )
Real:07/04/11

3 Comentario:

Jesus te ama! disse...

PAZ DO SENHOR JESUS !!!
GOSTO MUITO DESTA PASSAGEM SOBRE A VIDA DE JACÓ, APRENDEMOS COM SEUS ERROS E ACERTOS, QUANDO DEUS FALA REALMENTE TEM QUE ACONTECER, QUE DEUS TE ABENÇÕE!

wilma disse...

Olá, ví que adicionou meu blog como seguidor e vim te agradecer. Vou seguir o seu também pois gostei das mensagens.
Fica na Paz...

Anônimo disse...

A PAZ DO SENHOR JESUS, MEU AMADO, CONFESSO QUE ESTAVA MEIO ALARMADO COM ESSA HISTÓRIA E TALVEZ AINDA NÃO ESTEJA TÃO CLARO, MAIS GARANTO QUE NÃO ESTOOU COMO ANTES DE LER SEU ESTUDO, CLARO QUE NÃO CONCORDO COM O SIGNIFICADO DO NOME DE JACÓ SENDO ENGANADOR, MESMO PORQUE ESSE FOI O NOME DADO A ELE QUANDO NASCERA, E ISSO ACONTECEU QUANDO ELES JÁ ESTAVAM RAPAZES. FICO COM OS DEMAIS SIGNIFICADOS. E CLARO QUE NÃO SABEMOS DO PLANO DE DEUS, ROMANOS 9:15 DEUS DIZ A MOISÉS EM SUA PALAVRA QUE TERÁ MISERICÓRDIA DE QUEM ELE QUISER TER MISERICORDIA E TERÁ COMPAIXÃO DE QUEM ELE QUISER TER COMPAIXÃO.
ASSIM SABEMOS APESAR DE ELE TER RECEBIDO A BENÇÃO, ELE TEVE QUE VIVER FUGITIVO DO SEU IRMÃO POR MUITO TEMPO, SEM CONTAR QUE SE CASOU COM UMA MULHER QUE NÃO ERA A QUE ELE AMAVA DE INICIO, DEPOIS DE TER TRABALHADO 7 ANOS, TEVE QUE TRABALHAR MAIS 7 PARA TER A SUA ESPOSA ESPERADA, SENDO ASSIM, DEUS NÃO O DEIXOU SEM CORREÇÃO. ESCREVENDO ESSE COMENTÁRIO, VEJO QUE DEUS NOS DÁ A ATENDER DAS COISAS NECESSÁRIAS.
NÃO PODERIA SER ESAÚ O POVO PARA CONTINUAR A OBRA DE DEUS UMA VEZ QUE O POVO NEM VERVIRIA A DEUS. QUE DEUS PELA GRAÇA DE JESUS CRISTO O NOSSO SENHOR E EM SEU AMOR ETERNO, TE ABENÇÕE.

NILTON
ASSEMBLÉIA DE DEUS CAMINHANDO COM CRISTO
MSN: JHOL28GTO@GOTMAIL.COM
E-MAIL: NILTON.COMERCIAL@BOL.COM.BR

Postar um comentário

Deiche aqui suas mensagens